Gestão Pública Para Leigos - Parte 1
- temisciraartedigit
- 4 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
Vivo num país onde a população elege seus representantes e eles saem por aí dizendo que somos empregados deles. Comecei a me perguntar se tinha perdido alguma coisa. Então fui pesquisar o conceito atual de "gestão pública", para saber se dormi demais e perdi o momento em que o termo mudou de significado.

Eu achei esse conceito aqui: "Gestão Pública" é a administração voltada para o bem-estar coletivo.
( Fonte: sejarelevante.fdc.org.br consultado em 14/04/2023)

Ou seja, se é para o bem-estar coletivo, eu não sou empregada de ninguém. De onde esses senhores tiraram esse idéia?

Segundo a mesma fonte, "essa área tem uma grande responsabilidade de garantir a excelência nos serviços fundamentais para a população."

"EXCELÊNCIA".Talvez eu devesse pesquisar essa palavra também, porque quando preciso de um serviço público ele não está à altura do significado que eu conheço. Vamos lá.

Segundo Claudia Cristina Wandemberg, do sítio "administradores.com.br", "excelência" significa "qualidade muito superior". Trazendo para o âmbito pessoal, "seria um profissional muito superior. Mas o que seria esse superior? Antes de ser superior como profissional, faz-se necessário ser superior como ser humano, mas não falo sobre bens e sim sobre caráter, sobre ser ético em todos os sentidos, aprender a enxergar o outro como uma pessoa e não como uma máquina."
Já o blog "qualidade online" define que "a excelência" do serviço se refere à capacidade dos fornecedores de serviços em atender consistentemente e, ocasionalmente, até mesmo exceder às expectativas do cliente."

O cliente do gestor público é a população, e não estou vendo ninguém encantado pelo serviço.
Se a gestão pública deve garantir excelência nos serviços, e não está fazendo isso, significa que os gestores não estão à altura da responsabilidade do cargo. Uma vez que são eleitos como representantes da população ( e não seus donos ) e não estão cumprindo com seus papéis, devem ser retirados dos cargos e banidos da função - ao menos até provarem que já se instruíram o suficiente para se oferecer ao serviço novamente (mas confiança perdida não é tão fácil de se recuperar, então...)
Enfim, alguém sabe como se faz para despedir os elementos que estão nos cargos mas não fazem o dever de casa? Porque parece que os mecanismos legais não estão funcionando.

(Por favor, não digam que a saída é "saber votar", já que os candidatos que aparecem ou são sempre os mesmos ou são uns malucos que parecem ter saído de alguma dimensão paralela. Ficar na rua segurando cartazes e batendo panelas também não resolve.)
Alguém?
(Gente, estou sozinha aqui? Só eu e as moscas? Por favor, comentem).








Comentários