O Milagre de Nossa Senhora Aparecida
- temisciraartedigit
- 11 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 18 de dez. de 2024

No longínquo ano de 1717, três pescadores chamados Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso estavam em uma missão quase impossível: pescar peixes no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, para uma grande festa que aconteceria na cidade de Guaratinguetá. O problema? Não era época de peixes! 😬

Os três amigos lançaram suas redes várias vezes, mas nada de peixes. Já estavam quase desistindo quando, de repente, João Alves sentiu algo pesado na rede. “Finalmente, um peixe!”, pensou ele. Mas, para sua surpresa, não era um peixe, mas sim o corpo de uma pequena estátua de Nossa Senhora, sem cabeça. Intrigados, eles lançaram a rede novamente e, desta vez, pescaram a cabeça da estátua, que se encaixou perfeitamente no corpo. Que coincidência incrível! 😲
A partir desse momento, algo mágico aconteceu. As redes dos pescadores começaram a se encher de peixes, tantos que quase afundaram o barco! Esse evento ficou conhecido como o “milagre dos peixes” e marcou o início da devoção a Nossa Senhora Aparecida.
A imagem encontrada era de Nossa Senhora da Conceição, mas devido ao milagre, ela passou a ser chamada de Nossa Senhora Aparecida. Com o tempo, a devoção cresceu e se espalhou por todo o Brasil. Em 1930, ela foi proclamada a padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI, e em 1980, o Papa João Paulo II consagrou o Santuário Nacional de Aparecida, que hoje é o quarto maior santuário do mundo.
Nossa Senhora Aparecida é celebrada no dia 12 de outubro, um dia de muita fé e alegria para milhões de brasileiros. E assim, a história de uma pequena estátua encontrada por três pescadores se transformou em um símbolo de esperança e devoção para todo um país.









Comentários